Entrevista aos "Flash Band"

09-04-2003 23:41

O Ricardo Dias fez algumas perguntas por e-mail ao Jonas Araújo, da “Flash Band”. Aqui está um extracto da entrevista para que tu possas descobrir quem são os “Flash”

 

Como começaram a Banda? E porquê? Bem, todos nós já tocávamos nas nossas igrejas locais, alguns até em algumas bandas evangélicas, e tudo começou com um "sonho" que alguns de nós já tínhamos, há algum tempo, de usar os talentos que Deus nos deu para fazer uma banda com qualidade. Após algum tempo de oração, e algumas conversa entre nós decidimos começar a ensaiar (estávamos em Novembro de 2001). Com o passar do tempo e dos ensaios foram surgindo novos temas compostos por nós. As coisas começaram a ganhar forma e em Março de 2002 apareceram oficialmente os “Flash”.

Quais os principais valores que vos unem como banda? O principal valor que temos é mesmo o amor que todos nós temos por trabalhar para Deus. Depois vem a amizade que temos uns com os outros, sem a qual não seria possível trabalhar. Outro dos valores é o gosto que todos nós temos pelo estilo musical que produzimos.

O que significa "Flash Band"? Segundo Mateus 5:14 nós somos a luz do mundo. Um “flash” é uma luz forte que não substitui a luz natural ou a que é emitida por uma lâmpada, mas juntamente com essa, ajuda a que haja mais luz.

Quais os vossos objectivos? Um dos nossos objectivos está implícito na explicação do nosso nome. Queremos ser de bênção e de ajuda às igrejas que quiserem o nosso apoio como banda. Queremos ser luz onde quer que estivermos. Queremos que, através do nosso ministério, outros também venham a ser luz. No fundo é isso que nos une e que nos faz ser uma banda.

Quais as influências como banda? Vamos buscar influências a vários estilos, tais como o funk, o soul, o R&B, o jazz fusão, a bossa nova, o pop, o rock. Com estas influências acabámos por construir um estilo nosso, um som próprio que nos caracteriza.

Como foi a vossa experiência sobre a passagem pela Conferência Nacional? Foi óptimo podermos ter servido a Deus em mais uma ocasião. Para alguns dos elementos foi a primeira vez que tocaram num evento tão grande, e todos nós nos sentimos muito bem ao fazê-lo. Para além disso, foi gratificante ouvir as palavras de apreço das pessoas que nos ouviram. Para nós como banda foi muito importante.

Que metas tem propostas, que gostavam de alcançar num futuro próximo? Continuar a compor e a ensaiar muito para que possamos sempre subir o nível de qualidade. Para além disso queremos continuar a fazer concertos ajudando e abençoando desse modo o trabalho daqueles que nos convidarem. Para mais tarde ficará o lançamento de um CD. Fiquem atentos ao nosso site (www.flashband.web.pt) pois todas as novidades irão aparecer por lá.

Que "dicas" deixam para bandas que estão a começar? Sobretudo que tenham um coração humilde e que deixem que seja Deus a dirigir todas as coisas. Para além disso procurem sempre evoluir a nível musical, procurando estar sempre a aprender com aqueles que sabem mais do que vocês, pois na música só há uma verdade absoluta: "Nunca se sabe demais"!

Ricado Dias, BSteen Abril 2004