Em movimento

09-04-2010 21:12

Clínicos, Fisioterapeutas,  Cientistas,  Nutricionistas e não só, todos estão de acordo: circular, movimentar o corpo ... é preciso, é bom , é fundamental para a saúde física e mental de todo o ser humano.

Dadas as facilidades de que hoje dispomos para a prática saudável do exercício físico, quase todos os jovens têm alguma actividade desportiva, pois isso poupa uns quilinhos, umas “barriguinhas” inestéticas e, imaginem, até umas “ruguinhas” precoces! Daí as vantagens de aproveitarmos  para estarmos em constante movimento! Mas, atenção,  eu “descobri” que não é só na parte física que isso se torna necessário! Não! Nem pensar!

Ao ler a Bíblia, há uns tempos atrás, reparei na vida “acomodada” que o  povo  Judeu levava no tempo do profeta Miquéias e verifiquei que a única hipótese de termos um final “a sério” é .... estarmos em completo movimento na nossa casa, na nossa Igreja, na nossa Escola, na nossa família...!

Neste livro, há um versículo espectacular  (que tu já leste de certeza) que gostava que lesses agora comigo. Está no capítulo 2 e no versículo 10, de Miquéias , claro :

Repara bem:...”Levantai-vos e andai, porque não é aqui o lugar do vosso descanso; por causa da corrupção que destrói, sim, que destrói grandemente”...

Deus estava a avisar o seu povo que crentes prostrados, deitados, frustrados, acomodados, desanimados, desorientados e até desgovernados não tinham hipótese de ter uma vida feliz e muito menos um final auspicioso! Por isso Deus disse: “Levantai-vos”...!  Mas não só! Disse também: “Andai...” E porquê ???

Porque não chega levantar mas é preciso andar, movimentar! Tu podes estar em pé e não sair do lugar! Mas para seres vitorioso, vigilante, agradecido, em boa forma espiritual, acordado ... tu precisas, como eu, de andar! E andar para a frente ! (Porque há quem ande para trás ... e não estou a falar do caranguejo!).

Precisamos de andar no Espírito de Deus, andar na Luz de Deus .... para chegarmos ao fim, à meta e não nos distrairmos com os “acenos” que o mundo nos faz! A Terra é lugar de passagem e não de destino! Esta sociedade, corrupta, cheia de ódio, vingança, lixo moral e tantas outras coisas más  pode atrair  um crente em movimento ?? Claro que não!

Um crente em “circulação” não perde tempo com coisas de cá, não pára a olhar para trás, não adopta nem partilha das “modernices” que por aí aparecem, ainda que seja forçado conviver com elas!

E isto tem um preço  ... mas repara nas vantagens de pagares  o “preço”. Cristãos em movimento, como tu:

·       Dão passos curtos e difíceis ... mas para a frente, nunca para trás!

·       Sofrem as pressões do mundo moderno .... mas continuam novos a cada dia!

·       Derramam lágrimas injustas ... mas vivem uma vida de justiça!

·       Estão em guerra permanente.... mas vivem em paz interior e intocável!

·       Perdem amigos e familiares ...  mas nunca perdem a fé e a confiança no futuro!

·       Podem ficar isolados .... mas nunca ficarão sozinhos!

·       Podem ficar sem dinheiro ... mas nunca ficarão sem sustento!

·       Podem nunca ser reconhecidos ... mas têm uma recompensa eterna!

·       Poderão até perder a vida ... mas já ganharam a vida eterna!

Experimenta! Levanta-te, movimenta-te e verás a diferença.

 

António Paulino, Pastor evangélico, BSteen Maio 2003