Críticas e mais críticas

09-04-2010 21:38

Deus é a única pessoa que tem todos os motivos para nos criticar, mas em vez disso sabes o que Ele faz?

Ultimamente tenho pensado bastante na tão hábil capacidade que o ser humano tem para criticar os outros. Quando falo em criticar refiro-me à critica negativa. Porque será que é mais fácil falar mal, ou pensar mal de uma pessoa do que pensar bem dela?

Criticamos o seu modo de vestir (as cores não combinam muito bem); o corte de cabelo; as calinadas gramaticais...a lista não tem fim ... o ser humano costuma fazer isto em grupo, a pares, ou mesmo individualmente, o que é certo é que parece inevitável não o fazer. Provavelmente já foste alvo de criticas pejorativa (tal como eu) e sabes bem que não são nada agradáveis. Ninguém gosta de ser gozado, de sentir que se estão a rir do que fizemos. No entanto acabamos por fazer o mesmo com outras pessoas, já reparaste?

A culpa é da sociedade, é ela que nos leva a ser assim, vemos isso na TV, nas revistas, em todo o lado. Depois também existe uma moda pela qual nos devemos reger e acabamos por entrar todos neste ciclo de criticar negativamente as pessoas. Mas será que é a sociedade que tem a culpa ou somos nós? Afinal porque criticamos? Para defesa pessoal? Para desviar as atenções com medo que descubram os nosso pontos fracos? Para que nos achem divertidos? Ou por mero costume que está tão intrínseco que nem o notamos?

Precisamos de ter cuidado com isto pois não é brincadeira nenhuma. Não podemos ser tão negligentes com as nossas atitudes! Ainda para mais quando Deus diz: "... cada um considere os outros superiores a si mesmo." Filipenses 2:3. A critica até pode parecer inofensiva, mas não o é! A pessoa em questão até pode nem se aperceber de que está sendo criticada, (porque o podemos fazer só em pensamento), mas Deus sabe e entristece-se connosco!!

Em Tiago 2:4 podemos ler: "Porventura não fizestes distinção dentro de vós mesmos, e não vos fizestes juízes de mau pensamentos?"

Afinal de contas que beneficio nos trará criticar alguém? - Nenhum!! Antes pelo contrário! Só prejudica o nosso relacionamento com Deus. Ele que é o único que tem todos os motivos para nos criticar, mas em vez disso sabes o que Ele faz? Em Jeremias 29:11 Ele diz: " Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal para vos dar o fim que esperais."

Eu não quero continuar a entristecer a Deus com estas atitudes. E tu? Que possamos fazer como está escrito em  Filipenses 4:8 " Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai."

 

Miriam Vicente, BSteen Outubro 2003