Bons amigos

09-02-2010 22:32

Todos nós gostamos de ter amigos, alguém em quem podemos confiar os nossos segredos mais íntimos.

Os amigos são uma dádiva de Deus e eles existem desde o princípio de tudo. Podes confirmar em Génesis 2:18: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora idonea para ele.”

Existem sempre momentos difíceis em que precisamos de alguém para nos ajudar. Um grande exemplo disso foi Moisés. Quando os israelitas estavam na batalha contra os amalequitas, se Moisés baixasse os braços, os inimigos ganhavam terreno; quando tinha os braços levantados, o povo de Israel avançava. Então os seus amigos, Araão e Hur, foram ajudá-lo: sustentaram as suas mãos, até o sol de pôr e… Israel ganhou a batalha! (Êxodo 17: 8 a 16)

O ser humano sente uma necessidade extrema de se socializar, de ter amigos… mas não basta dizer que somos amigos, existem alguns deveres a cumprir:

1) Amar sempre os amigos (Prov.17:17)

2) Ter compaixão por eles e suportar a sua dor (Job 6:14)

3) Animar os amigos e partillhar as suas alegrias (Isaias 41:6)

4) Não abandonar os amigos (Job 2:11)

5) Orar pelos amigos, recebendo benção de Deus por fazê-lo (Job 42:10)

 

Não posso deixar de falar do maior e melhor exemplo de Amigo que temos: Jesus (João 15:14 e 15). Podemos esperar d’Ele fidelidade, lealdade, misericórdia, perdão e melhor que tudo, resolução para os nossos problemas. Ele é tão especial que deu a Sua vida por nós, para que pudéssemos ser amigos de Deus. Contudo, tal como Jesus deu tudo, Ele pede de nós, os seus amigos, algumas condições… Sim, amizade condicional! Queres ver:

“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando” (João 15:14) Portanto: Jesus mostrou que nos amava ao dar a Sua vida na cruz, nós mostramos que o amamos se Lhe obedecermos… Afinal, o amor não são só palavras!

Em conclusão: Para teres bons amigos, TU tens de ser um bom amigo!

Inês Vieira, BSteen Julho 2004