Um verdadeiro amigo!

09-02-2010 22:33

Existem muitas amizades… aquelas que pensamos que são e não são, as que pensamos que não são e nem reparamos que são, as amizades por conveniência, as passageiras, as de presença, as duradouras, entre muitas outras…

As amizades que pensamos que são e não são – estas são muito complicadas, especialmente quando nos apercebemos tarde de mais! Um exemplo: uma pessoa diz-te que és o máximo (quando tu estás sozinho com ela) porém, quando estão no meio de um grupo que te critica essa pessoa nem sequer abre a boca para te defender e dizer quem realmente tu és! Um verdadeiro amigo procura defender-te!

As amizades que são e nem reparamos que são – repara, uma irmã de cabelos brancos vem ter contigo e tenta dar-te conselhos que tu não tens paciência para ouvir, sem o saberes, ela ora por ti, pela tua vida, para que Deus te abençoe. Espanta-te, tens aí uma amiga! Um verdadeiro amigo ora por ti!

As amizades por conveniência – a pessoa só está contigo porque precisa de ti, ou das tuas coisas. Não é só dinheiro como no filho pródigo (Luc. 15), pode ser também pela tua inteligência, para ajudares em testes, por exemplo! Um verdadeiro amigo não te usa para os seus próprios interesses!

As amizades passageiras – a pessoa, a princípio, é um espectáculo, muita divertida e animada. Vocês gostam de partilhar bons momentos, mas há medida que o tempo passa começa a existir um desinteresse da tua parte, ou da parte dessa pessoa casualmente, sem nada ter provocado isso, mas parece que tudo arrefeceu… Um verdadeiro amigo cuida da amizade que existe e não a deixa arrefecer!

As amizades de presença – só se comunicam quando estão frente a frente caso se encontrem longe nem sequer se falam. Só funciona ao perto. Quando está contigo é altamente, quando se ausenta esquece-se que existes. Um verdadeiro amigo nunca se esquece de ti!

As amizades duradouras – a pessoa não só é sincera e leal, como também fiel e preocupada. Não deixa que surjam mal entendidos, confia em ti, partilha segredos, revela sonhos, liga-te “quinhentas vezes” por semana para saber como estás, (mesmo que não ligue procura estar contigo diariamente). Um verdadeiro amigo ama-te a valer!

Já sabes que em Jesus tu tens um verdadeiro amigo que nunca te irá magoar, pois Ele deu-nos a maior prova de amor: morreu para nos dar vida!

Mas queria que agora invertesses as posições. Lê este versículo de Jesus: “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer” (João 15:15).

Que tipo de amigo(a) tens sido para Jesus? Calas a boca quando podes falar d´Ele? Nem reparas que Ele é teu amigo? Só pensas n’Ele quando precisas de ajuda? Deixaste de estar em comunhão com Ele, sem ter cuidado com esse relacionamento? Só te lembras de Jesus na igreja? Ou tens partilhado com Ele toda a tua vida?

Que Deus nos abençoe, para que possamos buscar a cada dia uma amizade duradoura com Jesus!

 

Miriam Vicente, BSteen Julho 2004