Somos uma equipa!

09-01-2010 22:20

Uma das coisas que mais me fascina em Jesus e em Paulo, é a forma como ambos utilizaram situações e coisas do dia-a-dia daqueles tempos para explicar as coisas de Deus. Jesus era especialista em usar parábolas, como a da ovelha perdida ou a do filho pródigo. Paulo, por exemplo, comparou o cristão a um atleta que faz tudo para alcançar o prémio.

Muito interessante é a forma como Paulo explica aos irmãos de Roma o que é a Igreja. Ele compara a Igreja a um corpo, com muitos membros, com uma cabeça: Jesus. E se fosse hoje? Que exemplos, que ilustrações iria ele utilizar para que os homens e mulheres do Século XXI compreendessem o que é a Igreja? Certamente cada um  de nós poderá dar diferentes respostas a esta pergunta, mas, gostava que parasses um momento para pensar comigo.

Quando olhamos para uma equipa, de qualquer modalidade desportiva, verificamos que essa ilustração é muito interessante para explicar aos nossos amigos o que é a Igreja. Vê bem as semelhanças:

 

Equipa

Igreja

Treinador

Um Cabeça (Jesus)

Tática

Palavra de Deus

Cartão Amarelo

Aviso de Deus

Cartão Vermelho

Pecado

Trabalha em equipa

União

Marca golos

Ganha Almas

Treinos

Cultos

Estágios

Provações

Defesa

Armadura de Deus (Efésios 6:10)

Campeonato

Vida Cristã

Adversário

Satanás

Avançados

Pastores

Rigor (Alimentação, descanso)

Santificação

Taça

Vida Eterna

Este mês Portugal recebe o Campeonato Europeu de Futebol. Nunca se falou tanto desta modalidade desportiva no nosso país… nos media, na publicidade, nas lojas, nas ruas… Toda a gente se está a preparar, há meses, para receber pessoas vindas de toda a Europa.

 

Eu sou uma daquelas pessoas que gosta muito de desporto… é verdade! Sou particante de “sofá-sport”, gosto de estar sentadinha no sofá a apreciar o esforço dos outros… Mas tenho de admitir que todos (desportistas ou não), como cristãos, podemos aproveitar esta ocasião para evangelizar. É verdade.

 

Para te ajudar nesta tarefa, a BSTEEN de Junho está cheia de testemunhos reais de atletas cristãos, sites de organizações desportivas cristãs, etc.

 

Aproveita bem!

 

Ana Ramalho, BSteen Junho 2004