LIVROS - Perguntas e respostas

09-04-2010 22:09

Nesta rúbrica, deixamos-te algumas dicas relacionadas com o tema do mês. São “receitas” para que aprendas a gostar de livros, a escolher os melhores títulos… e a contagiar os teus amigos nesta aventura que é a leitura. Se precisares de mais alguma informação, contacta-nos!

 

“Como é que se pode escolher um bom livro?”

O ideal é conhecer alguém que já leu esse livro, para que te possa ajudar. Mas, nem sempre acontece. Assim, além do título ou do grafismo da capa, deves ter em conta o autor, a editora e o tema (assunto). Podes ler um pouco do prefácio ou da introdução; dar uma olhadela no índice e no resumo que aparece habitualmente na contra-capa e ver se é interessante.

 

“Quem me pode aconselhar na minha escolha?”

Os responsáveis pela livraria da igreja ou os funcionários de livrarias evangélicas (como a CAPU, por exemplo), conhecem bem esta área e podem ser de grande ajuda para ti. Além disso, podes pedir a opinião de pastores, obreiros ou professores de Escola Dominical. Finalmente, os “super-leitores” da tua igreja, pessoas que por lerem muito, podem aconselhar-te.

 

“Adoro ler, mas não tenho possibilidades de comprar mais livros. O que fazer?”

Duas ideias interessantes! Porque não criar uma biblioteca de turma da Escola Dominical? É simples, junta-te com os teus colegas de classe e cada um traga um livro diferente. Troquem de livros. Todos os meses devolvam o livro e voltem a trocar por outro. Também podes juntar-te com outra pessoa que tem a mesma paixão que tu e fazer uma mini-biblioteca com livros que os irmãos da igreja já não lêem e podem dar. Fala com o teu pastor e apresenta-lhe a ideia. Em ambos os casos deve haver um registo dos livros e fichas de leitura (Quem levou o livro, quando, etc).

 

 “Eu não gosto nada de ler, mas sei que me faz falta. Como posso ganhar gosto pela leitura?”

Primeiro, procura livros que tratem um tema do teu interesse. Depois, escolhe aquele que tiver menos páginas (150 no máximo). Finalmente, mergulha na leitura! Começa por ler 4 ou 5 páginas por dia e vai aumentando gradualmente, conforme vais ficando mais entusiasmado com o teu livro.