Livros... para quê?

02-01-2010 22:11

Sou do tipo de pessoa que gasta mais em livros do que em roupa. Não é para dar uma de intelectual, nem nada que se pareça, mas porque sinto a necessidade de me informar, de estar a par das novidades, de conhecer, de descobrir mundos aos quais não pertenço.

 

O que é que eu ganho com isso?

Formação! Sim, porque a formação não se adquire só na escola com o que os professores nos ensinam. Muito pelo contrário! Para mim a melhor maneira de aprofundar os meus conhecimentos é a ler.

Posso ler acerca de tudo o que me interessa ou que gostaria de conhecer melhor, descubrir temas controversos, curiosos. Depois, discuto o que li com pessoas amigas para ouvir também as suas opiniões.

Se me obrigam a ler algum livro fico muito chateada (o que acaba por acontecer sempre na escola). Agora, se é algo que eu procuro por mim, digo-vos que é uma sensação muito agradável, especialmente quando alguém comenta esse tema comigo, ou quando me confrontam em determinadas situações (já não vou ficar de boca aberta sem saber o que responder, como me acontecia antes).

O que é certo é que na nossa vida estamos sempre a aprender e a verdade é que os livros também nos ajudam nesse aspecto. Todos desejamos ser mais maduros, tentar aprender com os erros dos outros para não cairmos nas mesmas situações, assim sendo, evitamos coisas que poderiam ser prejudiciais para nós. Dá que pensar não dá?

Há pessoas que não escrevem livros só por escrever, escrevem porque de algum modo sabem que o seu conteúdo poderá ser benéfico para nós. Temos muitos exemplos disso nos livros evangélicos…

Mas falta ainda falar do livro mais importante de todos, o maior Best-Seller a nível mundial - a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Este é sem dúvida um livro incomparável, é o livro que traz a resposta para todos os problemas que possas ter, todas as inseguranças, todas as dúvidas, é o livro que te poderá ajudar quando és confrontado(a) na escola, quando não sabes o que falar aos teus amigos. Resumindo, é o livro que te aproxima de Deus, que te dá força para continuares, que te ajuda quando não sabes como agir.

Eis o que Deus te diz: “ Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,” “ e se clamares por entendimento e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus” (Provérbios 2: 1, 3-5)

Busca-O, procura estudar a Sua Palavra e Ele Se revelará a ti!

 

Miriam Vicente, BSteen Abril 2004