Halloween

09-02-2010 17:58

Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do Verão. O Samhaim era a época em que se acreditava que as almas dos mortos retornavam a casa para visitar os familiares. Se bem que nem todos concordam que esta crença tenha originado o Halloween.

A relação da comemoração desta data com as bruxas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos, sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar os homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram designados por bruxos ou bruxas, devendo ser julgados e, na maioria das vezes, queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. Essa designação perpetuou-se e a comemoração do Halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas”..

Ultimamente a celebração do 31 de Outubro vem sendo promovida por diversos grupos neo-pagãos, e em alguns casos assume o carácter de celebração ocultista.

MIRIAM VICENTE, BSteen Novembro 09