Eu e a anorexia

09-04-2010 18:05

Penso que temos a capacidade de ver o que queremos e o que desejamos, mas tudo depende de como olhamos.

E eu olhei-me. Não para ver o que reflectia, mas para ver o que ele não dizia. Olhei com os olhos do meu pensamento. E foi ai, que constatei que em mim não havia beleza alguma. Tudo o que via era defeitos e eu tinha que fazer algo para mudar essa situação. Algo que me libertasse de mim mesma.

Na minha cabeça só existia uma palavra, que persistia em fazer eco permanente: “Detesto-me, Detesto-me, Detesto-me.

Isso levou-me ao descontrolo alimentar. No início, puxava o vómito após cada refeição para que ninguém desse conta. Mas, pouco a pouco, fui reduzindo até deixar de comer quase por completo. Cheguei ao ponto de comer, durante todo o dia, uma maçã verde e, para me manter com forças e alguma resistência, ingeria, um quadradinho de chocolate preto. Levou-me também ao descontrolo emocional. Deixei de acreditar em mim mesma e na aceitação dos outros e entrei num período de solidão, apatia, desespero, rejeição, desilusão, angustia e raiva.

Bati no fundo do poço. Olhava-me e o espelho continuava a condenar-me: “És gorda, feia … ninguém te ama…

E mesmo que me dissessem o contrário, o espelho tinha sempre a última palavra.

Sentia-me completamente sozinha e até o amor de Deus para comigo… Não conseguia aceitar que alguém me amasse, quanto mais Deus.

Eu condenava-me e maltratava-me.”Sou horrível, sou horrível! Quero morrer, desaparecer… Mais valia não ter nascido.” Estas são palavras que saem sem conta á frente de um espelho.

Foi num retiro de adolescentes, que pude experimentar a verdadeira vida e o amor incomparável de Deus. Foi uma experiência que não se consegue exprimir por palavras. Lembro-me que nessa noite quase nem dormi, só dizia: “Deus ama-me, Deus ama-me.

Deus ama-te, tal como tu és, não deixes que nada nem ninguém roube, mate ou destrua, tudo aquilo que Deus tem planeado para a tua vida. Há um plano especial para ti!

Não te deixes enganar pelo “espelho”.

 

Marta Reis, BSteen Fevereiro 09